Foca (in the Sky with Diamonds)

domingo, março 23, 2003



Bom amigos.. este é um post de despedida. Após um ano e alguns dias de textos, imagens, gifs e muita bobagens (mas muita bobagem mesmo) e bom humor, chegou a hora de dar um fim a esse filho amado que tanto tempo me tomou.

É claro que eu não queria terminar assim de uma hora pra outra com este espaço. Até porque ele só me trouxe alegrias (e pelo menos uma grande encrenca). Fiz muitos amigos através do Foca News, muita gente mesmo, que mesmo não conhecendo pessoalmente, tenho certeza que são amigos de verdade. Gente de Porto Alegre, São Paulo, Recife, interior do Rio Grande do Sul, Campinas e até mesmo Nova York e Londres!

Este ultimo ano foi com certeza o mais intenso da minha vida e vocês estiveram com ele a cada minuto. Desde a minha formatura, ao tempo que eu fiquei desempregado, até agora que - como diria o Raul - sou um dito cidadão respeitável que ganha quatro mil cruzeiros por mês (em reais, deve dar uns trezentos pilas).

Fazendo uma reflexão, o blog nasceu de um antigo fanzine da faculdade (que ganhou inclusive prêmio), onde eu costumava fazer piada dos professores. Descobri o tal formato blog por acaso, numa reportagem da revista Vip. Foi só eu anunciar a URL da página num belo dia de março em um famoso programa de rádio (Cafezinho, da cento e sete - como eu chamo carinhosamente a Pop Rock) que começaram a chover e-mails e pessoas entrando na minha lista de amigos do ICQ.

O que mais me surpreendeu foi que o pessoal estava gostando dos textos e o pessoal que ia lendo, acabava espalhando e inclusive, criando seus próprios blogs. O publico do Foca News não era mais a galera dos intervalos do prédio onze da Ulbra (que eu morro de saudades). E sim, um bando de loucos espalhado pelo planeta!

Acho que período entre abril e agosto do ano passado foi o grande período deste espaço. Sério mesmo, era um prazer escrever e ver a reação do pessoal, sempre muito fiel ao blog. Mas, apesar deste blog nunca ter sido um diarinho, ele sempre acompanhou muito o meu humor. E as coisas realmente começaram a ficar difíceis a partir do final da faculdade. Sabe aquele banho de água fria, a gente sonha a vida inteira em virar adulto e ter indenpendência e de repente você se vê numa dura realidade e com poucas perspectivas de futuro.

Claro que as coisas se ajeitaram com o tempo. Mas o nível do blog realmente havia decaído. A alegria de outrora deu lugar a incerteza e a frustração. Não que eu esteja me sentindo deprimido, mas é dificil estar de bem o tempo tudo e as coisas mais fulgazes acabam te dando menos prazer com o tempo. Assim como aquela música boa que de tanto tocar no rádio acaba enchendo o saco, era desgastante entrar no blogger e não ter nada a dizer. E ter que pensar em algum livro, disco, filme ou acontecimento na tua vida que possa te inspirar a fazer aquele post bacana...

Cansei gente. Até as idéias bacanas que eu tinha acabavam se tornando chatas a medida que eu ia escrevendo. Sempre voltava atrás quando resolvia terminar com o blog. Desta vez é sério. Claro que não vou deixar de acompanhar os amigos. Mas não vou dizer nunca mais. Vou só arejar a cabeça, pensar na vida, fazer mais alguns planos para o futuro... Nunca vou deixar de escrever, sejam estas bobagens habituais, seja algo mais profundo.

Parafraseando mais uma vez o mestre Raul, não sei pra onde estou indo, só sei que estou seguindo o meu caminho.

Quem quiser acompanhar as novas aventuras...esteja a vontade para me mandar e-mails ou falar comigo no ICQ. Cedo ou tarde, vou voltar pra essa vida de blogueiro. Mas isso só vai acontecer quando realmente tiver algo a dizer para vocês.

Brigado por tudo amigos. Vocês me fazem sentir alguém especial.

Foca

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

quarta-feira, março 19, 2003

Já que falta assunto, vai aí uma crônica do Mário Prata


O jovem pega um telefone, celular ou normal e, para fazer uma chamada, não tecla nem digita. Ele disca. E ele disca sem pensar porque a palavra é discar e não teclar ou digitar.

É meio difícil explicar para ele que o telefone veio antes do computador. E, mais complicado ainda que, até há bem pouco tempo, os telefones não tinham dígitos. Tinham um disco. Bem no meio. Onde você discava. Era um disco de uns dez centímetros de diâmetro, escandalosamente no meio da coisa. E preto.

Depois, surgiram discos de outras cores. Mas o telefone honesto, autêntico, era preto. Assim como as geladeiras eram brancas. As cuecas, também.

E aquele disco, meu filho, já dizia o Kledir (ou seria o Kleiton?), tinha dez buracos, onde você enfiava o dedo indicador e... discava. Puxava o danado até um ganchinho e depois soltava. E ele fazia brrrrrri. Depois enfiava o dedo noutro buraco e fazia o mesmo procedimento. A vantagem é que os números de telefone não tinham oito dígitos (ou buracos) mas, no máximo, seis. Aliás, em Lins, onde aprendi a discar, quatro buracos eram suficientes. Hoje, para se discar para Nova York, por exemplo, você precisaria enfiar o dedo nada mais nada menos que em 14 buracos. Tinha que se ter uma unha bem aparada no indicador.

Mas não é engraçado? Vão-se os dedos, ficam os dígitos. É claro que os gordos, de obesos dedos, usavam um lápis para discar. Pensando bem, como cada vez os celulares estão menores, acho que os gordinhos continuam a lapisar, no lugar de discar, ou de teclar, ou de digitar.

O mesmo acontece com a viagem de avião. Você, jovem, ainda não percebeu, mas aquela voz metálica do aeroporto te chama para embarcar. E embarcar, para mim, continua sendo entrar no barco e partir. E, desembarcar, sair do barco.

O problema aqui é que, quando inventaram o avião, não pensaram muito bem em que nome dar para a coisa. Deveria ser barco voador. Aí sim, você poderia embarcar. Quase conseguiram, quando chamaram ao engenho de aeronave. Ou seja, um barco aéreo. Mas logo veio um engraçadinho e chamou o troço de avião, ou seja, uma ave grande? Jamais saberemos.

Até hoje, quando entro na sala de embarque, fico a procurar umas redes de pescar por ali, uns anzóis, umas âncoras. Dos velhos navios que embarcavam antigamente, ficaram apenas os saquinhos para vomitar. E há quanto tempo você não vê alguém vomitando numa aeronave?

E la nave va. E quer ver uma coisa mais doida? Você que é profundo conhecedor dos segredos do computador e dos teclados e das internetes, o que é que faz quando entra no computador? Navega. Pensa bem: estava navegando pela internet. Navegando, cara? Você é um internauta? Não preciso explicar o que é nauta, né?

Mas a relação mais forte e mais interessante entre esta coisa moderna e revolucionária chamada computador (quando surgiu era conhecido por cérebro eletrônico) é que quando estamos esperando a máquina fazer alguma traquinagem mais demorada, o que é que aparece na tela? Uma ampulheta. Sabe o que é uma ampulheta? Não é apenas aquele ícone que aparece enquanto o programa está sendo copiado. A ampulheta é o símbolo mais antigo do mundo para designar a passagem de tempo. Resumindo: dentro do seu computador tem uma ampulheta, a mesma que havia na casa do Sócrates e do Platão. Pensava que você era moderno, né?

Agora, quer me irritar, é usar a palavra inicializar. De onde veio isso?

Quem foi o idiota que iniciou isso? É o mesmo que escrever encerralizar.

Como ficou demonstrado, o computador é péssimo de português. Ali nada se apaga (que vem de apagador, uma borracha que se passava em cima das palavras escritas com lápis), ali tudo se deleta.

E outro dia ouvi uma garota dizendo sobre o namorado: deletei o cara! Ou seja, nunca mais vai navegar com ele, nem embarcar num avião e, muito menos, discar o seu celular. E, por falar nisso, por que aquilo sem disco se chama celular?

Cês viram as fotos dos caras beijando a lacraia....

Rapaizzzzzz...

!?!

EU
ESTOU
FICANDO
LOUCO
!!!

terça-feira, março 18, 2003



Piada interna:

Frida Kahlo é pintora.

Me deve uma caixa de danoninhos e eu ganho um cogumelho verde :-P

Foca News vs Diego Casagrande - Parte II

Depois de ser ameaçado de processo pelo respeitado jornalista Diego Casagrande, resolvi deixar de esquentar a cabeça e continuar recebendo o seu infeliz boletim-spam, com o sensacional nome de Opinião Livre. Claro que a unica opinião livre são as dele e a dos empresários que ele precisa puxar o saco pra não morrer de fome.

Eis que leio a seguinte frase numa espécie de editorial onde ele defende a guerra no Iraque:

"Até as paredes reconhecem que o Estado Militar de Saddam dá suporte a grupos terroristas, incluindo a Al Qaeda, e prepara armas de destruição em massa. Os americanos então voltam, 12 anos depois, para liquidar a fatura."

Resolvi enviar o seguinte e-mail pro querido colega de profissão.

Até as paredes reconhecem???

Isso que é realmente bom jornalismo, onde as fontes apresentadas claramente, sem achismos.

Abraço


Meia hora depois chega a singela resposta:

É isso aí.


Conclusão: Pô, me caiu o queixo. Pelo menos o cara admite a sua própria filha-da-putisse.

segunda-feira, março 17, 2003

Release que eu recebi. De Caxias do Sul, é claro (hoje é dia de pegar no pé dos caxienses)

Nesta terça-feira, 20 horas, na Casa da Cultura, lançamento do livro “Os Deuses e seus enigmas”, de Maria Augusta Mantese Randon. A escritora lança o segundo volume de uma série de sete livros, direcionados ao público infanto-juvenil com linguagem simples e objetiva. A obra será comercializada pela Livraria do Maneco ao valor de R$ 24,00


Porra... se eu tivesse afim de ler Os Deuses e Seus Enigmas, só poderia encontrar na Livraria do Maneco,,,

Gostar da Legião Urbana, até aí tudo bem.

Mas gostar da carreira solo do Renato Russo é muita viadagaem...

Vocês sabiam que em caxias as lancherias (ou lanchonetes) são chamadas de hamburguerias?

E outra coisa: em Caxias do Sul, nenhum lanche é prensado. Os chapeiros argumentam que ao se prensar o pão, o tomate e o alface ficam queimados e o sabor se torna amargo.

Mais um linque tosco proceis:

http://www.refinariadrinkbar.hpg.ig.com.br

domingo, março 16, 2003



Uma das capas de disco mais... hã.... legais da história do rock.

Conversas de domingo a noite na Redação do Terra, em Porto Alegre.

(matéria sobre o Dhomini no Fantástico, aparece Manoela, a namorada do cara)

Colega - Bah, essa mulher é muito horrível. Eu não consigo olhar pra cara dela.

Foca - É.. Esse nariz dela é muito horrível.

Colega - Eu nunca prestei atenção no nariz dela por causa das orelhas. As orelha dela são algo de outro mundo.

Coitada da mulé....

quarta-feira, março 12, 2003



A edição deste mês da Revista Cult tem uma puta matéria sobre o Glauber Rocha além de uma entrevista com Tom Zé.

Não, eu não fui pago pra fazer propaganda. Só achei que talvez um de vocês se interessasse, asssim como eu.




Tenho o prazer de apresentar a minha nova banda preferida de todos os tempos da última semana

terça-feira, março 11, 2003

ô dona Brasil Telecom... dá uma forcinha aí e devolve a minha linha telefônica...

é um saco quando eu puxo o gancho e fico ouvindo a rádio Bandeirantes ao invés daqule sinal amigo e bacana.

Post gay do dia

Ontem eu passei esmalte transparente nas unhas da minha mão esquerda.

Sei lá porque eu fiz isso. Era meia noite e meia, tinha acabado de assitir o South Park no Multishow, vi aquele colorama rolando perto do sofá e não consegui resistir a tentação.

Por que não? - pensei eu.

Passei só no dedão para testar. Daí fui indo, indo, indo e pintei a mão inteira. É claro que eu me lambuzei mais do que pintei as unhas, mas elas ficaram tão brilhosas!

sábado, março 08, 2003

http://www.jogo-crl.pt.vu/

Divirtam-se.

:O

uaaaahhhhhhhhhhhhhh!

eu quero a minha cama

sono, muito sono...

Pô, eu acho que sou o único nerd que gosta de desfiles de Carnaval.

Sério mesmo, acho bacana ver as escolas, os carros alegóricos e os sambas enredo do Rio de Janeiro. Tá certo que eu não tenho paciência pra assitir mais de duas horas de desfile. Tento pegar uma meia hora que seja de algumas. Sei lá, eu curto mesmo, acho que é a coisa menos chata do feriado de carnaval.

Até fiz um top 5 de sambas enredo de minha preferência.

1. Mocidade - Sonhar Não Custa Nada
2. Salgueiro - Peguei o Ita No Norte
3. Gaviões da Fiel - Coisa Boa É Pra Sempre
4. Imperatriz Leopoldinense - Liberdade Liberdade
5. Viradouro - O Amor Está No Ar

Agora, também não sou um expert no assunto. Nem me perguntem qual é a diferença de Harmonia e Evolução, Fantasia e Adereços...

Atenção: Silicone pode causar ataques de fúria... definitivos!

Foca vai ao Praia de Beles

A coisa mais engraçada que me aconteceu esta noite foi ir até o Shopping Praia de Belas, pagar uma conta na C&A. E adivinha qual a única loja do Shopping que estava fechada, devido a uma reforma???

Lucky, Lucky Me...

O melhor, no entanto, foi na hora de estacionar. Como sempre, optei pela garagem subterrânea. E fui parar na penultima vaga da fileira B2, do setor Telefonica Celular. É tão longe da escada rolante que dá acesso ao primeiro andar do maldito shopping que eu me prestei a contar quantas fileiras eu tive que caminhar. Deu 14 no final das contas. Até não me importo tanto de caminhar. Pelo menos, compensou aquele Milk Shake do McDonald's básico. Na saída, ainda flagrei um casal de amasso, dentro de um Vectra. Bah, que chinelagem ficar se arretando dentro de um carro no estacionamento de um Shopping.

E eu ainda gastei R$ 2,50 pra deixar meu carro lá, há 500 metros da saída. Sem pagar a já citada conta.





sexta-feira, março 07, 2003



Fomos convidados.

Estarei lá, se puder. Vô tá de plantão mesmo.

Taí o que a "galerinha" toda queria.... O Deus dinheiro conseguiu o que parecia impossível: uma reunião dos integrantes da formação original do TNT, um retorno mais picareta que as turnês do Kiss. Depois de trocarem ofensas, cheirarem todo o dinheiro conseguido, fazer absolutamente nenhum sucesso fora do Estado e sairem na porrada em um barzinho da Cidade Baixa, depois de uns 15 separados, Charles Master, Flávio Basso e cia. preparam o retorno

Com certeza, a maior concentração de ego da história do rock internacional. E vai ser em Porto Alegre.

É claro que eu não vou perder.

Atenção toda especial pro saudoso Flávio Basso (ex-Jupiter Maçã, atual Jupiter Apple), o Syd Barret dos pampas, o Arnaldo Baptista de bombachas....

quinta-feira, março 06, 2003

Alguém aí assistiu a apuração das notas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro:

O apresentador estava conversando com o comentarista, superdescontraído, quando o cara que lia as notas abriu os trabalhos, anunciando a apuração dos votos. O apresentador da Globo, então, soltou:

- Bem, vai começar então a apuração dos votos. Como de costume, ele vai começar com o quesito Bateria.

E o cara das notas

- QUESITO MESTRE SALA e PORTA BANDEIRA!


Puta merda... Todo mundo aqui na redação se mijou rindo.

Foca News Recomenda:



PROVOS - Amsterdam e o nascimento da contracultura

Matteo Guarnaccia

HYPE: Amsterdan é a capital mundial da maconha e da loucura juvenil. Para saber como começou esta história e o primeiro movimento de contracultura nos anos 60.



Palestina: uma nação ocupada

Joe Sacco

HYPE: A história da ocupação judaica em territórios árabes, a tortura e o terrorismo praticado pelos israelenses contra o povo palestino contado em quadrinhos.

Eu ando mesmo cansado.

Sério mesmo, essa semana que passou foi muito desgastante. E ainda nao vou ter descanso no fim de semana. Sábado eu tenho que tá aqui às seis da matina e domingo eu fico na função até a meia noite.

Mas não sintam pena de mim, please...

Quem escolheu essa vida maldita fui eu mesmo.

Este blog fez um ano e algumas semanas... Me lembrou a Vanessa .

Porra... um ano de bobagens... por isso, vou aproveitar a época e lançar uma nova campanha: Foca News faz um ano e quem faz a festa é você!

Ainda não decidi se vai ter post comemorativo (aguardem!) ou alguma promoção, mas o novo slogan é super original, não acham?

Hoje eu passei em frente a um cinema pornô no centro de Porto Alegre

Estavam passando os filmes Língua Mecânica e Te Amo Espanhola

Isso mesmo:

Língua Mecânica

Te Amo Espanhola


A diversão já começa pelo nome...

terça-feira, março 04, 2003

- Papai, já sei o que eu quero ser quando crescer!

- Ah é, meu filho? Então diz aqui pro papai o que você quer ser...

- Carnavalesco papai...


Se fosse comigo, eu juro que deserdava na hora. Um homem pra se tornar carnavalesco deve ter tido experiências sexuais muito bizarras quando mais novo.

segunda-feira, março 03, 2003

A figura mais bizarra da internet.

As sessões MEU PERFIL e a versão dele pra MALANDRAGEM são as preferidas do guri.

sábado, março 01, 2003

Carnaval trabalhando...

Vão desfilar pelo meu Cd Player portátil as escolas:

Gremio Esportivo e Recreativo Amassando Abóboras, com os rock-enredos Gish, Siamese Dreams, Machina - The Machines Of God;

Acadêmicos do Pink Floyd, com Echoes

Unidos dos Manic Street Preachers, com Everything Must Go.