Foca (in the Sky with Diamonds)

domingo, junho 22, 2003

Boa Ventura.

Os cariocas Los Hermanos tocam nesta terça-feira na capital do Guaiba e da ponte movel (construçao que ganhou aurea de cult depois do filmaço O Homem Que Copiava), no palco mais popular da noite porto-alegrense, o Bar Opiniao.

Camelo, Amarante, Barba e Medina ja experimentaram o gostinho amargo da "maior casa média" (quem frequenta, sabe do que eu me refiro) de POA. Foi como "atraçao surpresa" da reabertura do bar, quando a banda estava estouradaça em todo pais por causa do efeito Anna Julia. Jogada a cova dos leoes, a banda foi prontamente vaiada. Isso foi 98-99, nao tenho certeza, mas o foi o tal episodio que chamou a minha atençao para a banda.

So voltariam no ano passado, num palco bem menor, mas como atraçao principal. O segundo disco, Bloco do Eu Sozinho, embora nao tenha tido grandes vendagens, criou uma grande espectativa em torno dos Hermanos voltarem a Porto Alegre. Casa lotada, um show arrasador, numa das melhores Segundas Malucas de todos os tempos. A recepçao por parte dos POAenses foi tao surpreendente, que a banda voltou a tocar no Manara dois meses depois, além de um pocket show acustico no Ocidente.

Ja cheguei a dizer que Ventura, disco novo dos cariocas era bom. Ah, como eu era ingênuo. Disquinho viciante, daqueles que nao sai mais do cd-player, bem como os dois anteriores. A dupla de compositores cada vez mais afiada e cançoes que ao mesmo tempo soam intimistas e universais. Musica quando é feita com alma e sentimento é algo dificil de descrever. E incrivel como cada faixa poderia ser um single potencial, caso as FMs nao fossem tao apegadas a modismos e refroes fortes. Impressionante como nao ha uma cançao unânime... todos que eu conheço que ouviram o disco apontram uma musica diferente como preferida: Samba a Dois, O Vencedor, Ultimo Romance, A Outra, De Onde Vem a Calma... A minha é a simpatica Conversa de Botas Batidas.

Quem tiver a oportunidade de ir ao show nesta terça, va... Você vera que nao é preciso ir a Londres para assistir a uma das melhores bandas do mundo ao vivo. Sem exageros. A boa musica tem linguagem universal, fala português e gosta de samba de vez enquando.