Foca (in the Sky with Diamonds)

sexta-feira, fevereiro 14, 2003

De todas as operações matemáticas, a raiz quadrada é a mais estúpida de todas.

A adição, subtração, multiplicação e divisão se explicam por si só. Afinal, se você trabalha num restaurante, precisa aprender a somar contar, diminuir o troco, multiplicar quantidades e dividir despesas.

Tem a potência também que é o numero multiplicado por ele mesmo a ene vezes. Até que pode ser usado de vez enquando e talz, acho que mais por curiosidade ou por cálculos de resistência em elevadores....

Mas, cá entre, nós (e me perdoem engenheiros, vocês não fazem parte da minha realidade) pra que raios eu vou querer saber que a raiz quadrada de 81 é nove? A onde eu vou utilizar isso no meu dia a dia. Quando vou comprar um jornal de dois reais, eu dou uma nota de dez e recebo oito de troco. É lógico. Ou se resolvou pagar duas entradas no cinema, é dez reais vezes dois que dá vinte pilas. Se uma turma de cinco pessoas vai em uma pizarria e a conta dá 50 reais, cada um paga dez paus. Tudo muito lógico.

E onde entra a raiz quadrada é coisa de maluco. Ninguém diz, pois é tu comeu um filé a parmeggiana e um vinho tinto e ela comeu uma salada grande com água mineral. Você paga a raiz quadrada de 144 e ela paga quatro reais elevado a terceira potência...

Este é mesmo mais um dos absurdos da vida moderna.