Foca (in the Sky with Diamonds)

terça-feira, setembro 03, 2002

Livros, livros, livros...

Comprei dois hoje. Uma coletânea de crônicas da Hilda Hilst, que pelo jeito, parece que virou o novo hype da literatura nacional. É porque todas as obras dela acabam de ser relançadas pela Globo. Mas o meu, Cascos & Carícias, é da pequena Nanking Editorial. (dã).

O outro também é uma coletânea de crônicas sobre cinema do crítico Hélio Nascimento, daqui de Porto Alegre e que trabalha há um tempão no Jornal do Comércio. Tem textos dos anos 70-80 de 64 diretores diferentes e algumas de suas obras mais significativas. Apesar de eu ter visto apenas uns 10% dos filmes resenhados, é muito legal descobrir uma leitura mais crítica sobre filmes, ao invés do tradicional, é legal, é mais ou menos, é uma bomba. O livro é um lançamento da Prefeitura de Porto Alegre é se chama O Reino da Imagem.

O foda é que eu já tenho um monte de livros aqui em casa pedindo minha atenção. Pretendo acabar esta semana com A Volta Ao Mundo em 80 Dias, do Julio Verne e partir pro Rubem Fonseca, Agosto (minha nova paixão). Ainda tenho em casa Drácula, O Nome da Rosa e Um Grande Garoto, mas só Deus sabe quando vou conseguir tocá-los. E também tenho que devolver o Ana Karenina pro meu ex-patrão Arthur, que pelo jeito, não vou conseguir ler...