Foca (in the Sky with Diamonds)

quinta-feira, outubro 24, 2002

Editorial Foca News (podem pular essa parte se quiserem).

Hoje me perguntaram por e-mail como eu poderia condenar o depoímento da Regina Duarte, sendo um jornalista que deveria defender o direito de liberdade de expressão das pessoas;

Resposta: Meus caros amigos, não se trata de simplesmente dizer o que se pensa. Serra, Lula e aliados de ambos sempre disseram o que pensavam. Ciro foi até condenado pelos eleitores no primeiro turno por dizer o que pensava da administração FHC. Uma coisa é o Serra dizer que o governo do RS foi uma droga e que o Olívio acabou com o estado. Isso é uma opinião dele, do Britto, do Rigotto e de toda oposição e tem que ser respeitada, argumentos devem ser colocados na mesa e discutidos, embora eu e muitos outros não concordem e o PT tem que apresentar números que desmentam essas afirmações.

Pra poder ter liberdade de criticar, coloquei o o bannerzinho "apóio fulano de tal" pra que todos saibam que eu não estou sendo isento ao falar mal do Serra. Pior seria se eu criticasse sem tomar posição alguma e isso não tem nada a ver com eu ser jornalista ou não.

Outra coisa é uma pessoa pública interpretar um texto de forte apelo emocional e sem nenhum fundamento na realidade, fazendo sim uma espécie de terrorismo, de chantagem eleitoral. Implicitamente, ela disse, ou vocês votam no Serra, ou vocês vão ver a bosta que o país vai ficar. Ora bolas, se as coisas estão do jeito que estão, se todo mundo tem medo de perder emprego e se a inflação está subindo e é preciso aumentar juro pra segurá-la, a culpa exclusiva dos atuais mandatários do Planalto. Acho que a Regina Duarte pecou no excesso da palavra medo e relacioná-la com a incerteza natural de um novo governo. Ninguém quer que o país dê errado, muito menos o Lula, que provalvemente será o próximo presidente do país.

Falar mal do PT

Posso perfeitamente falar mal do PT, sinceramente, a segurança tá uma merda, mas nesses últimos quatro anos, o tratamento da Brigada Militar é muito menos truculento que nos anos anteriores. Quem já foi revistado ou parado pela BM sabe do que eu tô falando. É uma pena que ainda sejam mal pagos e o efetivo tenha diminuído tanto, mas com certeza o serviço da Brigada melhorou muito. Bandeira do MST no gabinete? Mas é óbvio, vai botar bandeira da FARSUL e dos grandes fazendeiros, por acaso? O PT é um partido de esquerda, tem que defender aqueles que não tem nada e não os que ganham milhões em cima da pobreza de tantos, como defende o PPB. Ou no caso da Ford, uma das multinacionais mais ricas do mundo, quer empréstimo e dez anos sem pagar imposto, enquanto milhares de empresas fecham por falta de financiamento! Será que eles precisam tanto assim do dinheiro público?

Acho que o governo Olívio não soube se vender, não soube mostrar o que fez de bom. O grande pecdo cometido foi a falta de comunicação com o povo. Se falou muito em Orçamento Participativo e pouco com o eleitor de classe média, que garantiu a vitória do bigodudo em 98. Talvez por ter cortado boa parte das generosas verbas de publicidade do grupo RBS... mas isso é papo pra outra hora.

Defendo o direito de cada um se expressar e por isso defendo meus pontos de vista neste blog. Respeito quem discorda de mim, apesar de nem sempre ouvir argumentos firmes. E acho que Serra, Lula, Rigotto ou Tarso tem condições de serem bons administradores. O que difere um de outro é o modelo que vai ser adotado, um privilegiando a manutenção do status quo de nossa sociedade. A outra, tentando trazer um pouco mais de igualdade entre patrões e empregados.

Respondida a pergunta???