Foca (in the Sky with Diamonds)

segunda-feira, maio 06, 2002

Afeganistão é atacado por praga de gafanhotos

Depois de sofrer com guerras, secas, terremotos e maus governos, o Afeganistão agora é vítima de uma praga de gafanhotos considerada "de proporções quase bíblicas" por um funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU). Centenas de milhões de insetos estão avançando no norte do país. Setenta por cento da produção agrícola está ameaçada, o que provocará a fome em milhões de pessoas.

"É um problema de proporções quase bíblicas", disse Richard China, gerente da FAO, órgão da ONU para agricultura e alimentação). É a pior infestação no mundo em 30 anos avalia o gerente da FAO. Os gafanhotos são endêmicos nos planaltos ao norte da cordilheira Hindu Kush, principal região agrícola afegã. Normalmente, os agricultores resolvem o problema cavando pequenas ``trincheiras'', que funcionam como armadilhas para os filhotes dos insetos, que não voam.

Neste ano, porém, o método não pôde ser usado porque os campos foram abandonados durante a guerra. Também houve escassez de recursos internacionais nos últimos anos para combater a praga, informou China.



Putz... que gente mais zica...