Foca (in the Sky with Diamonds)

quarta-feira, dezembro 04, 2002

Daqui a uns dias vou publicar o meu ranking particular dos melhores discos de 2002. Aguardem. Vai ser um verdadeiro Grammy Focaniano!

Enquanto isso, divirta-se com os Discos Mais Mais-Ou-Menos de 2002!

Weezer - Maladroit
É um disco legal. Bem parecido com o disco verde afinal. Mas alguém pode me explicar porque eles colocaram Island In The Sun numa versão identica a do disco anterior (e se não é identica, qual a diferença?). Eu gosto do Weezer, mas ah, sei lá... não tem o mesmo charme do Pinkerton (alguém tem pra emprestar) e do album azul.

Capital Inicial - Alguma coisa com Vinho Tinto
Antes que alguém me bata, eu acho o acústico do Capital Inicial bem bacana. E esse disco eu também tenho certeza que é legal. Mas é aquela coisa, né... Toca os mesmos acordes com competência, as letras são descompromissadas (pra não falar bobinhas), tem um vocalista que se acha o cara mais cool do pedaço... Mas sinceramente. A diferença do Capital Inicial pra um peido é que um peido provoca alguma reação. Eles não são ruins. Não mesmo. Mas definitivamente não são bons. Alías, o Capital Inicial provavelmente é a banda mais mais-ou-menos do Brasil. Não são ruins como o Jota Quest, não chegam aos pés do Ira e do Ultraje A Rigor.

Pearl Jam - Riot Act
Eu realmente gostei desse disco. Mas não dá pra deixar de notar que os caras fazem toda a questão de não ser nem um pouquinho pop. Instrumentais excelentes, super vintage, mas com refrões fraquinhos. Mesmo assim, a banda do Eddie Vedder tomou um caminho pra longe do grunge, mas muito interessante pro futuro. O Pearl Jam volta pros trilhos do bom rock'n'roll e se torna já uma grande referência. Pena que Eddie nunca vá ser um Neil Young (cujo disco novo eu não ouvi até agora).

Nirvana - a coletânea
Clássicos e mais clássicos do Nirvana reunidos. Mas um cd cabe 80 minutos de música, certo? Então cabia muito mais coisa bancana nesse singelo disco caça níquel. E You Know You're Right, pra mim, foi uma das grandes decepções do ano. Só o clipe salvou mesmo a pátria. É animal.

Strokes - Is This It - Special Edition
Discaço. Relançado pra esse Natal com um DVD de bônus. Pra quem ainda não tem (como assim, ainda não tem?) é a chance ideal de levar o mesmo disco pra casa e ganhar algumas versões ao vivo de lambuja.

Belle And Sebastian - Storytellin'
Não ouvi. Mas nem parece que teve disco do Belle And Sebastian lançado este ano. Ninguém comentou e pelo jeito ninguém levou pra casa ou baixou pela internet. Esse Storytellin' é uma verdadeira icógnita pra mim. Ruim não deve ser. Mas deve ser aquela mesma coisa manjada de sempre. Se quiserem uma dica, fiquem com o single de Legal Man que foi uma das minhas melhores compras do ano. Tá pra vender por uns cinco-seis pilas no Submarino.

Sugestões para os melhores ou os mais maisoumenos de 2002, escrevam. Em breve publico mais alguns que lembrar.