Foca (in the Sky with Diamonds)

sábado, outubro 26, 2002

Nos comments, um leitor de São Paulo (pelo menos, eu acho que é de SP) perguntou se havia alguma cidade chamada Canelas aqui no Rio Grande do Sul e disse que isso era motivo de aposta entre ele e a patroa.

É, Fernandão, tu ganhou a aposta. Não existe nenhuma cidade chamada Canelas aqui no RS.

A cidade se chama Canela e fica no litoral sul, quase divisa com o Uruguai.
(como sou bom em geografia, né?)

Sobre Canela...



As primeiras notícias que se tem de Canela datam de 1860. O comércio era de gado e de suínos, e seus derivados eram transportados para Porto Alegre e municípios vizinhos. Canela era uma floresta de pinheiros de araucária e por eles iniciou o progresso.

Grandes e numerosos madeireiros instalaram-se em Canela, em diferentes pontos territoriais, extraindo milhares de metros cúbicos de madeira por ano. O transporte inicialmente era feito por animais de tração. Em 1924 foi instalado em Canela o transporte ferroviário.

O grande desbravador e incentivador de tudo foi cel. João Corrêa Ferreira da Silva, que trouxe a ferrovia e investiu nela. O pequeno povoado era formado por famílias de fazendeiros, imigrantes alemães e italianos e, com o início das atividades industriais, logo, Canela passou a ser passagem obrigatória entre os campos de cima da serra e a capital do estado, tropeiro levando seus artigos para vender na capital e a vinda de mascates de lá para venderem seus produtos nas fazendas. Em função deste movimento e sob a influência do clima e as paisagens naturais, começou logo a exploração turística, hoje tendo na Cascata do Caracol, o segundo ponto turístico mais visitado do sul do Brasil.

O município de Canela foi emancipado pela lei estadual nº 717, de 28 de dezembro de 1944, e a instalação do município ocorreu em 1º de janeiro de 1945. A origem do nome da cidade vem de uma caneleira, árvore sob a qual os tropeiros descansavam e faziam suas pousadas. Canela localiza-se na micro-região 309 (rs), nos degraus na encosta inferior do nordeste e na extremidade sul da serra geral. Município é dividido pelo rio caí (Santa Cruz), abrangendo as nascentes do rio paranhana (Santa Maria).


Número de empresas instaladas no Município:
1978

Base econômica:
Turismo

Principais atividades econômicas:
Hotelaria e Turismo

Arrecadação total do Município em 2000:
R$ 17.692.200

Última arrecadação de ICMS:
Bruto R$ 2.851.393,39

PIB Local:
U$ 108.792.971 (dados IBGE 1998)

Renda per capita do Município:
U$ 3.931 (dados IBGE 1998)